Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Projeções à boca das urnas no Japão dão vitória à coligação de Shinzo Abe

As primeiras projeções à boca das urnas apontam que a coligação política do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, terá assegurado a maioria dos assentos parlamentares que estavam em jogo nas eleições legislativas parciais realizadas hoje naquele país.

Projeções à boca das urnas no Japão dão vitória à coligação de Shinzo Abe
Notícias ao Minuto

15:29 - 21/07/19 por Lusa

Mundo Primeiro-ministro

Shinzo Abe já reagiu às projeções, afirmando que os dados refletem um mandato público para as políticas do seu Governo.

"Acredito que o povo escolheu a estabilidade política, exortando-nos a seguir as nossas políticas e a realizar a diplomacia para proteger os interesses nacionais do Japão", afirmou o político.

As eleições foram convocadas para eleger metade dos parlamentares que compõem o Senado, a câmara alta do Parlamento (Dieta) nipónico. A restante composição será eleita num escrutínio agendado para 2022.

Dos 124 lugares que foram hoje a votos, 63 terão sido conquistados pelo conservador Partido Liberal Democrático, de Shinzo Abe, e pelo seu aliado político, Komeito, segundo as primeiras projeções divulgadas pela agência noticiosa Kyodo e pelo diário Asahi.

Tal resultado irá permitir à coligação governamental ocupar 130 dos 245 lugares que compõem o Senado nipónico e assim revalidar a sua ampla maioria neste órgão legislativo, segundo outra projeção avançada pela estação estatal japonesa NHK.

Os resultados oficiais finais serão anunciados na segunda-feira, segundo as agências internacionais.

As eleições de hoje estavam a ser encaradas como um barómetro do apoio público ao Governo de Shinzo Abe, que está no poder há seis anos e meio e está prestes a tornar-se num dos líderes políticos japoneses há mais tempo no executivo.

Um novo aumento do imposto sobre o consumo, previsto para outubro próximo, a reforma do artigo pacifista da Constituição japonesa, com o intuito de dar mais poderes ao exército nipónico, e a sustentabilidade do sistema nacional de pensões, foram alguns dos assuntos que dominaram a campanha eleitoral.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório