Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Pelo menos 37 mortos em ataques no noroeste da Nigéria

Vários homens armados atacaram nos últimos dias três aldeias no noroeste da Nigéria, no estado de Sokoto, matando pelo menos 37 pessoas, divulgaram hoje fontes oficiais e locais.

Pelo menos 37 mortos em ataques no noroeste da Nigéria
Notícias ao Minuto

13:13 - 21/07/19 por Lusa

Mundo Nigéria

"Os bandidos abriram fogo contra as pessoas e incendiaram mercados e colheitas", prosseguiu o líder local, acrescentando que os homens também roubaram todo o gado que existia nas localidades.

As aldeias de Kamitau, Ololo e Rijiyar Tsamiya, onde ocorreram estes incidentes, ficam a cerca de 100 quilómetros de Sokoto, a capital do estado nigeriano com o mesmo nome.

"O massacre durou cerca de duas horas, sem resposta das forças de segurança, dada a dificuldade de acesso à área", referiu Zakari Chinaka.

Um habitante de Kamitau, onde foram contabilizados 23 mortos, contou à AFP que as pessoas da aldeia tentaram defender-se e recuperar o gado, o único meio de subsistência naquela região extremamente pobre e remota.

"Mas os bandidos reagiram e mataram ainda mais pessoas", disse o habitante, identificado como Alu Ibrahim.

O estado de Sokoto, que até há pouco tempo não tinha registos de violência, tornou-se recentemente no novo alvo de grupos criminosos organizados que têm espalhado o terror no noroeste da Nigéria, roubando gado e vendendo-o em mercados paralelos a preços elevados.

No último mês, pelo menos 43 pessoas morreram nos distritos de Rabah e Isa em ataques conduzidos por gangues criminosos.

O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, já "condenou de modo veemente" estes ataques.

"O Presidente está comprometido em responder com força contra estes inimigos da humanidade", afirmou um porta-voz de Muhammadu Buhari, num comunicado.

A situação no noroeste da Nigéria, que integra os estados de Katsina, Zamfara, Kaduna e Sokoto, é encarada com particular preocupação por causa da infiltração de elementos de grupos extremistas islâmicos nestes gangues, que têm vindo a ganhar dimensão nos últimos 12 meses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório