Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Suspeito de Quioto passava o dia a jogar videojogos e ameaçou vizinho

Aoba Shinji passava maior parte do dia em casa e só costumava sair por volta da meia-noite. Ataque ao estúdio Kyoto Animation fez 34 mortos.

Suspeito de Quioto passava o dia a jogar videojogos e ameaçou vizinho
Notícias ao Minuto

11:56 - 21/07/19 por Fábio Nunes

Mundo Ataque Quioto

Um dos vizinhos de Aoba Shinji, o homem de 41 anos suspeito de ter perpetrado o ataque ao estúdio Kyoto Animation, no Japão, esta quinta-feira, descreve-o como um solitário, que vivia praticamente num regime de reclusão e passava o dia inteiro a jogar videojogos. Em declarações prestadas à Reuters, o vizinho, que não quis ser identificado, afirmou mesmo que foi ameaçado por Aoba dias antes do ataque, no qual tirou a vida a 34 pessoas.

Aoba Shinji vivia nos arredores de Omiya, um subúrbio de Tóquio, e a 500 quilómetros do Quioto, a cidade onde perpetrou o ataque que deixou o Japão e o mundo em estado de choque. O vizinho conta que Aoba costumava estar sempre despenteado, não falava com ninguém e mantinha horários estranhos.

“Nunca o vi sair durante o dia, nem para ir a uma loja. Costumava ouvi-lo sair de casa por volta da meia-noite”, assegurou, acrescentando que ouvia música de videojogos proveniente da residência do suspeito a quase todas as horas. O som estava habitualmente elevado, o que originou queixas de outros vizinhos no ano passado.

No dia 14 de julho, poucos dias antes do ataque, foi vítima do comportamento agressivo de Aoba Shinji devido a um mal entendido. O homem começou a bater na parede da sua casa a queixar-se de barulhos. Quando o vizinho lhe explicou que os sons vinham de outra habitação, Aoba começou a gritar com ele. “Agarrou-me pelo colarinho e puxou-me o cabelo. Foi assustador”, recorda.

Aoba Shinji já tinha estado preso devido ao roubo de uma loja em 2012. A NHK adianta que chegou a ser tratado devido a uma doença mental.

Este sábado a polícia japonesa emitiu um mandado de detenção para Aoba, que permanece internado por ter sofrido queimaduras graves na sequência do ataque de quinta-feira. Assim que recuperar será detido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório