Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Resposta contra Ébola sob supervisão do chefe de Estado da RDCongo

A condução do combate ao Ébola na República Democrática do Congo "está sob a supervisão" do chefe de Estado, anunciou hoje a presidência, depois de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter declarado uma urgência de saúde mundial.

Resposta contra Ébola sob supervisão do chefe de Estado da RDCongo
Notícias ao Minuto

19:43 - 20/07/19 por Lusa

Mundo Ébola

Um comité de especialistas vai assegurar a coordenação de combate ao Ébola "sob a direção do professor Jean-Jacques Muyambe Tamfum", acrescentou a presidência, num comunicado.

Atual diretor do Instituto Nacional de Investigação biomédica de Kinshasa, este médico congolês "fez parte da equipa que investigou o primeiro surto conhecido da doença do vírus Ébola em 1976", lê-se no 'site' da OMS.

Declarada em 1 de agosto, a epidemia de febre hemorrágica já provocou a morte a 1.715 pessoas, principalmente na região de Beni e Butembo, de acordo com o último boletim de saúde hoje divulgado.

O anúncio de que o combate ao Ébola está sob a alçada do Presidente Félix Tshisekedi acontece três dias depois da OMS ter elevado a epidemia ao nível de "urgência de saúde pública de interesse internacional".

Na sexta-feira, a Direção-Geral da Saúde portuguesa desaconselhou as viagens à República Democrática do Congo e sugeriu, nos casos de viagem indispensável, que se lave e descasque fruta e vegetais antes de consumir, e que se evite carne de caça.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório