Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Londres convoca encarregado iraniano por causa de petroleiro apreendido

A diplomacia britânica convocou hoje o encarregado de negócios iraniano no Reino Unido, na sequência da apreensão pelas autoridades de Teerão de um petroleiro de pavilhão britânico, divulgou fonte governamental.

Londres convoca encarregado iraniano por causa de petroleiro apreendido
Notícias ao Minuto

15:41 - 20/07/19 por Lusa

Mundo Petroleiro

O encarregado de negócios iraniano é chamado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico um dia depois do anúncio da captura pelo Irão de um petroleiro com bandeira do Reino Unido, o navio "Stena Impero", no estreito de Ormuz, incidente que está a gerar um novo episódio de tensão na região do Golfo.

Numa nota informativa hoje divulgada, o chefe da diplomacia britânica, Jeremy Hunt, afirmou que a apreensão do "Stena Impero" revela "sinais preocupantes de que o Irão poderá escolher um caminho perigoso de comportamento ilegal e desestabilizador".

Momentos depois da divulgação desta nota informativa, Jeremy Hunt afirmava na rede social Twitter que já tinha manifestado a sua "profunda deceção" ao seu homólogo iraniano, Mohammad Javad Zarif, por causa deste incidente com um petroleiro de pavilhão britânico.

"Acabei de falar com Zarif e expressei a minha profunda deceção, depois de ele me ter assegurado na passado sábado que o Irão queria atenuar a situação, eles estão a agir na direção oposta", disse Hunt.

"Os navios britânicos devem ser e serão protegidos", acrescentou o chefe da diplomacia britânica.

Hoje de manhã, o Reino Unido já tinha classificado a apreensão como um ato "perigoso" e pedido aos navios britânicos para evitarem o estreito de Ormuz, uma passagem marítima vital para o tráfego mundial de petróleo, durante um "período provisório".

O petroleiro, propriedade de uma companhia sueca, foi capturado na sexta-feira e hoje vários países europeus (França e a Alemanha) exortaram as autoridades iranianas a libertarem a embarcação.

Na sexta-feira, os Guardas da Revolução iranianos anunciaram que tinham "confiscado" o petroleiro, alegando que a embarcação tinha desrespeitado o código marítimo internacional e os pedidos da autoridade portuária e marítima da província de Hormozgan.

Numa mensagem publicada hoje na rede social Twitter, o ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Mohammad Javad Zarif, exigiu ao Reino Unido que deixe de ser "cúmplice" das sanções dos Estados Unidos contra o Irão.

"O Reino Unido deve deixar de ser cúmplice do terrorismo económico dos Estados Unidos", escreveu Zarif na sua conta pessoal no Twitter, numa referência às sanções impostas pela administração norte-americana ao Irão depois de Washington se ter retirado unilateralmente do acordo nuclear assinado em 2015.

A decisão das autoridades iranianas de capturar o "Stena Impero" acontece depois do Tribunal Supremo de Gibraltar ter prorrogado por mais 30 dias a apreensão de um petroleiro iraniano, retido desde 04 de julho naquele território ultramarino britânico situado no extremo sul de Espanha.

A embarcação é suspeita da entrega de petróleo bruto à Síria, o que representa uma violação das sanções europeias contra o regime de Damasco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório