Meteorologia

  • 20 AGOSTO 2019
Tempo
21º
MIN 19º MÁX 24º

Edição

Hanói exige retirada de navio chinês de prospeção de petróleo

O Vietname exigiu hoje à China que retire navio de prospeção de petróleo numa área disputada do Mar do Sul da China, depois de acusar Pequim de violar a soberania das suas águas territoriais.

Hanói exige retirada de navio chinês de prospeção de petróleo
Notícias ao Minuto

07:41 - 20/07/19 por Lusa

Mundo Vietname

A exigência surge depois notícias sobre um confronto entre vários navios da guarda costeira dos dois países no arquipélago das ilhas Spratly, sobre as quais tanto Hanói quanto Pequim evitaram até agora fazer comentários.

O Ministério dos Negócios estrangeiros do Vietname disse que o navio chinês Haiyang Dizhi 8, acompanhado por uma escolta, realizou pesquisas numa área ao sul do Mar do Sul da China, na zona económica exclusiva do país.

"Essa área cai inteiramente dentro das águas do Vietname", afirmou o ministério em comunicado.

Hanói declarou ter contactado Pequim em várias ocasiões e através de diferentes canais para comunicar a sua oposição às "violações da China" e exigir a cessação de suas "atividades ilegais", bem como a retirada dos seus navios das águas territoriais vietnamitas.

O ministério invocou o interesse das relações bilaterais, estabilidade e paz regional, e assegurou que durante a presença de navios chineses "(o Vietname) usou uma série de medidas apropriadas" para defender a sua soberania "de uma forma pacífica e de acordo com a lei".

"O Vietname mantém com consistência a sua posição resoluta e persistente contra qualquer ato que viole a soberania do Vietname, os direitos de soberania e jurisdição", acrescentou-se na mesma nota.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório