Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Quatro mortos durante manifestação de movimento separatista na Etiópia

Quatro pessoas morreram devido a ferimentos de bala durante uma manifestação de um movimento separatista na cidade de Hawassa, sul da Etiópia, anunciou hoje um responsável do hospital local.

Quatro mortos durante manifestação de movimento separatista na Etiópia
Notícias ao Minuto

18:29 - 19/07/19 por Lusa

Mundo Violência

"Há quatro pessoas mortas, três homens e uma mulher", afirmou Zinaw Serniso, diretor-geral do hospital de Hawassa.

Uma das vítimas foi vítima de um tiro na cabeça, enquanto uma das restantes foi atingida no estômago.

As quatro vítimas deram entrada no hospital na quinta-feira, sendo que três destas morreram nesse mesmo dia e a quarta, a mulher, morreu hoje.

Os disparos que as atingiram foram disparados durante uma manifestação do grupo étnico sidama, o maior na região, que reclama um estado semiautónomo.

Na quinta-feira esperava-se que os sidama declarassem a sua própria região de forma unilateral.

O Movimento de Libertação dos Sidama, que tem liderado os apelos para a criação de um novo estado, aceitou o pedido do Governo para adiar um referendo até ao final do ano.

Vários membros que defendem a criação do estado semiautónomo mostraram-se descontentes com esta decisão e realizaram vários protestos na quinta-feira.

À emissora Fana, o comissário da polícia regional Tewodros Woldemichael disse que as autoridades estão a deter quem participou na violência, acrescentando que a agitação ultrapassou as fronteiras da cidade.

"Estão a decorrer os esforços para controlar a violência que começou em Hawassa" e mais tarde se propagou para distritos vizinhos, referiu o responsável das forças policiais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório