Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Pelo menos dois mortos e vários feridos em explosão numa fábrica na China

Pelo menos duas pessoas morreram e outras 18 ficaram feridas numa explosão registada hoje numa fábrica de gaseificação na região centro da China, divulgaram vários 'media' estatais chineses.

Pelo menos dois mortos e vários feridos em explosão numa fábrica na China
Notícias ao Minuto

17:40 - 19/07/19 por Lusa

Mundo Tragédia

Os 'media' locais, que descreveram o incidente como uma forte explosão, também estão a noticiar que 12 pessoas estão dadas como desaparecidas.

O incidente aconteceu por volta das 17:45 locais (10:45 em Lisboa) numa das oficinas da fábrica Henan Coal Gás, localizada perto da cidade de Sanmenxia (província de Henan), a cerca de 900 quilómetros a sudoeste da capital chinesa, Pequim, segundo a agência noticiosa Nova China.

Uma fonte próxima das autoridades locais, citada pela agência de notícias estatal, precisou que a explosão atingiu uma unidade de separação de ar e que a zona da fábrica onde estão localizados os reservatórios de gás não foi atingida.

A comunicação social chinesa noticiou que a explosão tinha provocado danos materiais, nomeadamente janelas partidas, num raio de três quilómetros.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostraram uma grande coluna de fumo cinzento e denso a sair das instalações da fábrica.

As explosões acidentais são muito frequentes na China, especialmente no setor industrial.

Em novembro do ano passado, uma fuga de gás numa fábrica de produtos químicos provocou uma explosão que fez 23 mortos em Zhangjiakou, cidade localizada a cerca de 200 quilómetros a noroeste da capital chinesa (Pequim) que vai ser a anfitriã dos Jogos Olímpicos de Inverno 2022.

Um dos mais graves acidentes industriais ocorreu em 2015 em Tianjin (cidade portuária no norte da China, a cerca de 120 quilómetros de Pequim), em que uma explosão num armazém de produtos químicos fez pelo menos 165 mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório