Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Forte sismo de 5,3 sentido na capital da Grécia

Um segunda réplica foi sentida, mas até ao momento, não há relatos de danos pessoais ou materiais.

Forte sismo de 5,3 sentido na capital da Grécia
Notícias ao Minuto

12:22 - 19/07/19 por Andrea Pinto com Lusa

Mundo Abalo

Um sismo de magnitude 5,1 na escala de Richter foi hoje sentido em Atenas, informou o Centro Sismológico Euro-mediterrânico, existindo relatos de que muitas pessoas saíram a correr para as ruas da capital grega.

O epicentro do tremor de terra foi localizado a 23 quilómetros a noroeste de Atenas, a uma profundidade de 12 quilómetros.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) atribuiu, entretanto, ao sismo sentido na capital grega uma magnitude preliminar de 5,3 na escala de Richter.

As agências internacionais referem que o sismo ocorreu às 14h13 hora local (12h13 hora de Lisboa).

Segundo os 'media' locais, o tremor de terra foi sentido em toda a região da Ática, que engloba a cidade de Atenas e onde vive quase metade da população do país.

As autoridades locais indicam que, até ao momento, não há relatos de danos pessoais ou materiais.

As primeiras informações divulgadas pelas agências internacionais referem que o abalo provocou grandes perturbações nos serviços de telecomunicações e que várias áreas da capital grega estão sem eletricidade.

Os bombeiros estão a ser chamados a vários edifícios onde pessoas estão presas em elevadores, avançam as agências, que estão a noticiar igualmente que a intensidade do tremor de terra ficou registada numa emissão em direto que estava a decorrer nos estúdios da emissora estatal da ERT.

Um segundo abalo, de menor intensidade, foi sentido alguns minutos depois.

A Grécia está localizada junto a grandes falhas geológicas e os sismos são frequentes, na maioria das vezes sem registo de vítimas.

Em julho de 2017, um sismo de magnitude 6,7 na ilha de Kos, no mar Egeu, provocou dois mortos e grandes danos materiais.

Em 1999, 143 pessoas morreram num tremor de terra de magnitude 5,9 sentido em Atenas e na região circundante.

[Notícia atualizada às 13h27]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório