Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Descobre uma fotografia da sua própria perna amputada em maços de tabaco

O homem diz que a fotografia foi utilizada sem o seu consentimento.

Descobre uma fotografia da sua própria perna amputada em maços de tabaco
Notícias ao Minuto

22:28 - 18/07/19 por Sara Gouveia

Mundo França

Um homem de 60 anos diz ter ficado admirado ao descobrir uma fotografia da sua própria perna amputada a ser usada em maços de tabaco, como forma de alertar para as consequências do tabaco, sem o seu consentimento.

A imagem aparecia nos maços de tabaco a acompanhar a mensagem "fumar entope as artérias". Mas o homem de nacionalidade albanesa, que agora vive na cidade francesa de Metz, explicou ter perdido a perna num tiroteio em 1997.

Conta a BBC que quem descobriu a fotografia foi o filho quando comprou um maço de tabaco de enrolar no Luxemburgo o ano passado. "O meu irmão estava a voltar do Luxemburgo e sem dizer uma palavra pousou uma caixa de tabaco de enrolar em cima da mesa", recordou uma das filhas do homem. "Ficámos espantados. Nem queríamos acreditar", referiu em declarações ao jornal francês Le Républicain Lorrain.

"É o nosso pai. As cicatrizes que tem são caraterísticas", garantiu. Mas o homem continua a dizer que nunca deu consentimento para que a sua fotografia fosse utilizada. 

Notícias ao Minuto© Reprodução/ Antoine Barège, Radio France

A família acredita que a imagem terá sido captada num hospital local que visitou para avaliar se poderia receber algum tipo de prótese.

"É inacreditável que uma pessoa encontre a sua própria fotografia sem o seu consentimento num maço de cigarros pela União Europeia", atirou o advogado encarregue do caso. "O meu cliente sente-se traído e com a dignidade ferida por ver a sua deficiência a aparecer nos maços à venda nas tabacarias", acrescentou.

O seu advogado, Antoine Fittante, vai agora entrar em contacto com a Comissão Europeia para perceber o que terá ocorrido, pois normalmente as imagens utilizadas são de uma base de dados e são verificadas e publicadas apenas com o consentimento da pessoa que lá figura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório