Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

EUA impõem sanções a líderes de milícias iraquianas com ligações ao Irão

Os Estados Unidos anunciaram hoje a imposição de sanções contra líderes de milícias iraquianas com ligações ao Irão, país encarado por Washington como um financiador do terrorismo e principal desestabilizador da região do Médio Oriente.

EUA impõem sanções a líderes de milícias iraquianas com ligações ao Irão
Notícias ao Minuto

20:55 - 18/07/19 por Lusa

Mundo EUA

Numa conferência ministerial sobre liberdade religiosa, que hoje termina em Washington, o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, anunciou a aplicação de sanções contra milícias com ligações ao Irão, mas sem especificar nomes ou os grupos visados.

"Vou ser muito claro, os Estados Unidos não vão permitir que milícias apoiadas pelo Irão propaguem o terror", disse Mike Pence.

Quase em simultâneo, o Departamento do Tesouro norte-americano (equivalente ao Ministério das Finanças) anunciava que as sanções iam visar "quatro indivíduos no Iraque envolvidos em casos graves de corrupção ou de violação dos direitos humanos", incluindo "a perseguição de minorias".

As pessoas visadas são dois antigos governadores iraquianos, identificados como Nawfal Hammadi al-Sultan e Ahmed al-Jubouri, e dois líderes de milícias iraquianas, Rayan al-Kildani e Waad Qado.

Ao abrigo destas sanções, todos os bens destas pessoas nos Estados Unidos estão congelados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório