Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Porta-voz 'chefe' da atual Comissão Europeia será comissário da Grécia

O porta-voz da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, foi hoje nomeado pelo primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, para ser o comissário europeu daquele país no próximo executivo comunitário.

Porta-voz 'chefe' da atual Comissão Europeia será comissário da Grécia
Notícias ao Minuto

17:22 - 18/07/19 por Lusa

Mundo Margaritis Schinas

"A proposta do primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis para o cargo de representante da Grécia na nova Comissão Europeia será Margaritis Schinas. O primeiro-ministro informará imediatamente a nova presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, da sua decisão", informa a nota publicada na página oficial do Governo grego.

Rosto principal do serviço de comunicação da atual Comissão Europeia, o porta-voz 'chefe' do executivo irá substituir o atual comissário das Migrações, Assuntos Internos e Cidadania, Dimitris Avramopoulos, que já tinha manifestado o desejo de regressar à política nacional grega.

O líder do Governo grego já deu a entender, contudo, estar interessado numa pasta diferente no próximo colégio de comissários, que entrará em funções em 01 de novembro.

Funcionário da Comissão Europeia desde 1990, Schinas é o principal porta-voz da instituição, ainda presidida pelo luxemburguês Jean-Claude Juncker, desde 2014.

Antes de ser porta-voz, o grego de 56 anos tinha sido deputado ao Parlamento Europeu pelo partido de Mitsotakis, o Nova Democracia, entre 2007 e 2009.

Os comissários europeus designados pelos Governos nacionais dos 28 Estados-membros para o executivo comunitário que será liderado pela alemã Ursula Von der Leyen passarão ainda por audições nas respetivas comissões do Parlamento Europeu, que votará o colégio como um todo em outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório