Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Portugueses procurados por tráfico de pessoas encontrados em Espanha

Dois fugitivos, condenados em Portugal a 15 anos de prisão por detenção ilegal e tráfico de pessoas, foram detidos pelas autoridades espanholas na periferia de Alicante, informou hoje a polícia em comunicado.

Portugueses procurados por tráfico de pessoas encontrados em Espanha
Notícias ao Minuto

15:32 - 18/07/19 por Lusa

Mundo Crime

Os detidos, de nacionalidade portuguesa, foram condenados, em junho, pelo Tribunal de Bragança e, a 04 de julho, as autoridades portuguesas emitiram um mandado de detenção europeu e entrega, tendo comunicado às autoridades espanholas que os foragidos poderiam estar na província de Alicante.

Os fugitivos, de 47 e 58 anos, foram localizados numa caravana estacionada nos arredores de Alicante, numa investigação realizada por agentes da Unidade de Drogas e Crime Organizado da Brigada Provincial da Polícia Judicial de Alicante, em colaboração com o Grupo de Localização de Fugitivos da mesma polícia.

Os portugueses foram condenados a 15 anos de prisão depois de, em 2017 e 2018, se terem aproveitado da situação de uma pessoa com doença mental, sem trabalho nem casa, a quem ofereceram um emprego como vendedor ambulante de balões e brinquedos em férias e festas.

A vítima, que aceitou o trabalho, mudou-se para Alicante onde, segundo a sentença, viveu em "condições de escravidão", sem ser pago e sem acesso a um telefone ou a cuidados de higiene.

Quando se negou a continuar a trabalhar, a vítima foi agredida e ameaçada de morte, até que conseguiu fugir e pedir ajuda.

Os fugitivos foram localizados nove dias depois da emissão do mandado europeu de detenção e foram presentes ao Tribunal Central de Instrução da Audiência Nacional, em Espanha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório