Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Ucrânia e separatistas pró-Rússia fazem acordo de tréguas

A Ucrânia e os separatistas pro-russos acordaram hoje uma trégua na região de Donbass, a partir de 21 de julho, data das eleições parlamentares antecipadas.

Ucrânia e separatistas pró-Rússia fazem acordo de tréguas
Notícias ao Minuto

20:37 - 17/07/19 por Lusa

Mundo Tréguas

O acordo foi alcançado na sequência das negociações de paz de Minsk, segundo referiu aos jornalistas Martin Sajdik, representante especial da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) para a Ucrânia.

Esta trégua foi acordada menos de uma semana depois do primeiro contacto telefónico entre o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o novo Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Volodymyr Zelensky adiantou hoje que ele e Putin convergiram sobre a necessidade de fazer uma troca de todos os prisioneiros de guerra em poder dos dois países e que se cifram em 69 ucranianos e em 208 pró-russos.

Em março tinha sido acordada uma trégua que entrou em vigor a 08 desse mês, data em que se assinala o Dia Internacional da Mulher.

Nos últimos dois anos, Kiev e os separatistas pró-russos - que suspenderam as hostilidades de grande escala em 12 de fevereiro de 2015 na sequência dos Acordos de Paz de Minsk - já subscreveram quase três dezenas de tréguas.

Apesar de os referidos Acordos de Paz terem permitido cessar a guerra de grande escala, tem-se mantido um clima de constantes escaramuças fazendo com que este conflito tenha já resultado na morte de mais de 13 mil pessoas, entre civis e militares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório