Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Estados Unidos condenam ataque no norte do Iraque

Os Estados Unidos condenaram hoje o ataque num restaurante em Arbil, no norte do Iraque, que causou a morte a um diplomata turco, considerando que se tratou de um ato de "violência gratuita".

Estados Unidos condenam ataque no norte do Iraque
Notícias ao Minuto

19:51 - 17/07/19 por Lusa

Mundo Mike Pompeo

"Nós condenamos nos termos mais fortes o ataque de hoje em Arbil, no qual pelo menos um diplomata turco morreu. Não pode haver justificação para este ato de violência gratuita", afirmou secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, citado num comunicado.

Mike Pompeo reafirmou ainda o compromisso dos Estados Unidos de "apoiarem os governos e o povos da Turquia e do Iraque".

Um diplomata turco destacado no consulado de Ancara na cidade de Arbil, norte do Iraque, foi morto num ataque armado no interior de um restaurante, referiu hoje a agência estatal turca.

A agência noticiosa Anadolu referiu que o atentado ocorreu na quarta-feira, mas não forneceu mais detalhes. A agência curda iraquiana local Rudaw disse que o restaurante está situado na estrada que conduz ao aeroporto.

Em Ancara, o Ministério dos Negócios Estrangeiros confirmou a morte de um "funcionário" do seu consulado em Arbil. Em paralelo, a Presidência turca prometeu ripostar após a morte do diplomata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório