Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Seis de 24 marinheiros ucranianos vão continuar detidos na Rússia

Um tribunal de Moscovo ordenou hoje o adiamento da instrução do processo relativo a seis dos 24 militares da Marinha ucraniana detidos pela Rússia, reduzindo a expectativa sobre uma eventual troca alargada de prisioneiros.

Seis de 24 marinheiros ucranianos vão continuar detidos na Rússia
Notícias ao Minuto

12:52 - 17/07/19 por Lusa

Mundo Ucrânia

O tribunal ordenou que os seis marinheiros devem continuar detidos pelo menos até ao próximo mês de outubro e só depois serão tomadas decisões sobre o julgamento.

A decisão em relação aos restantes elementos da Marinha de Guerra Ucraniana deve ser anunciada provavelmente nas próximas horas.

O aumento do prazo de detenção dos seis marinheiros foi anunciado hoje apesar dos esforços diplomáticos dos últimos dias em que estiveram envolvidas advogadas de direitos humanos da Rússia e da Ucrânia.

Por outro lado, um tribunal de Kiev, deve pronunciar-se sobre um jornalista russo que está detido na Ucrânia desde o ano passado.

Os contactos entre Moscovo e Kiev sobre prisioneiros nos dois países intensificaram-se depois do primeiro contacto entre os presidentes da Rússia e da Ucrânia, na semana passada.

O presidente russo Vladimir Putin e o chefe de Estado ucraniano, Volodomyr Zelensky expressaram empenhamento no repatriamento de prisioneiros.

Os 24 marinheiros ucranianos foram detidos pela Rússia num incidente naval em novembro no mar Negro, quando guardas-costeiros russos apresaram três navios ucranianos que tentavam atravessar o estreito de Kerch, em direção ao mar de Azov.

Apesar da condenação da ação militar contra os navios ucranianos pela comunidade internacional, o Presidente russo, Vladimir Putin, defendeu sempre o comportamento da marinha russa neste incidente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório