Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Estudo conclui que chimpanzés são mais sociáveis após verem filmes juntos

Investigadores acreditam que há aqui pistas para a razão pela qual experiências em comum contribuem para maior proximidade.

Estudo conclui que chimpanzés são mais sociáveis após verem filmes juntos
Notícias ao Minuto

13:31 - 17/07/19 por Notícias ao Minuto

Mundo Investigação

Aparentemente, a ideia de ver um filme com companhia e ter depois assunto para conversar, não é um exclusivo dos seres humanos.

O relatório de uma investigação levada a cabo por Wouter Wolf e Michael Tomasello publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society refere que os chimpanzés são mais propensos a socializar após verem filmes com companhia.

Os investigadores colocaram chimpanzés que vivem em cativeiro com companhia em frente a um ecrã.

Sempre aos pares, cada chimpanzé teve oportunidade de ver o filme na companhia de outro chimpanzé ou de outros primatas, inclusive um ser humano.

Em alguns casos, o filme era mostrado a ambos. Noutros, embora estivessem no mesmo espaço, o ecrã estava virado apenas para o chimpanzé.

As conclusões dos investigadores apontam para que os chimpanzés sejam mais propensos a socializar quando viram o filme com companhia. Para comparar ambos os casos, os investigadores tomaram nota não só do tempo que demorava até o chimpanzé interagir com quem tinha como companhia mas também da quantidade de tempo que passavam a socializar. E a verdade é que os chimpanzés que tinham companhia deram sinais de socializar não só mais cedo, mas também durante mais tempo.

Esta experiência merece ressalvas: não se sabe ao certo como se comportariam chimpanzés no seu meio natural. Ainda assim, o estudo está a merecer atenção e, segundo a Sky News, adivinha-se nova experiência cinéfila para estudar a socialização, só que desta vez a experiência vai envolver crianças e não chimpanzés.

Para os investigadores, este estudo é mais um contributo para analisar a forma como experiências em comum contribui para a proximidade e socialização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório