Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Morreu o escritor Andrea Camilleri, 'pai' do inspetor Salvo Montalbano

O escritor italiano Andrea Camilleri, considerado pelos seus pares uma referência do romance policial, morreu hoje em Roma, Itália, aos 93 anos de idade, na sequência de uma paragem cardíaca, segundo fontes médicas.

Morreu o escritor Andrea Camilleri, 'pai' do inspetor Salvo Montalbano
Notícias ao Minuto

09:15 - 17/07/19 por Lusa

Mundo Óbito

Andrea Camilleri nascido a 6 de setembro de 1925 na cidade italiana de Porto Empedocle, estava hospitalizado desde 17 de junho depois de ter sofrido uma paragem cardíaca na sua residência em Roma.

O escritor siciliano é considerado um dos maiores expoentes de 'thrillers', especialmente com a saga do inspetor Montalbano, que acumula 30 obras desde 1994 e com o qual Camilleri conquistou milhões de leitores em todo o mundo.

Camilleri iniciou a sua atividade em 1978 com a publicação do seu primeiro romance 'Il corso delle cose', foi encenador, autor de teatro e televisão, mas a partir dos anos 1980 passou a dedicar-se à narrativa.

Contudo, ficou famoso nos anos 1990 com a publicação de 'A Forma da Água', a primeira história protagonizada pelo inspetor Salvo Montalbano, com a qual se tornou uma referência dos romances policiais.

Foi em 1994 com a publicação de 'A Forma da Água' que começou a saga que deu origem ao personagem Montalbano, nome inspirado pela admiração de Camilleri tinha pelo escritor espanhol Manuel Vazquez Montalban, Pepe Carvalho.

Entre as suas obram-se contam-se títulos como 'O Ladrão de Merendas' (Prémio Ostia 1997), 'A Voz do Violino', 'Excursão a Tindari', 'O Cão de Barro' e 'O Cheiro da Noite', com publicação em Portugal.

Andrea Camilleri tinha publicado recentemente 'Il cuoco dell'Alcyon'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório