Meteorologia

  • 21 AGOSTO 2019
Tempo
28º
MIN 25º MÁX 30º

Edição

Tusk considera eleição de Von der Leyen uma "vitória para Europa"

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, congratulou hoje alemã Ursula Von der Leyen pela eleição como presidente da Comissão Europeia, falando numa vitória para a Europa por prever a manutenção da unidade europeia.

Tusk considera eleição de Von der Leyen uma "vitória para Europa"

"Parabéns Ursula Von der Leyen, parabéns Europa", escreveu Donald Tusk através de uma publicação feita na rede social Twitter.

Numa outra anterior publicação, feita após o discurso desta tarde de Ursula Von der Leyen no Parlamento Europeu, ainda antes da eleição, o presidente do Conselho Europeu reagiu à intervenção confessando ser um "fanático pela unidade da União Europeia [UE]".

"Conheço Ursula Von der Leyen há muitos anos e, quando ela diz que será uma apaixonada lutadora pela unidade e pela força da Europa, ela pretende concretizá-lo e será a melhor [pessoa] para o fazer", adiantou Donald Tusk, que liderou as negociações distribuição dos lugares de topo das instituições comunitárias no próximo mandato.

A ex-ministra da Defesa alemã e uma das vice-presidentes da União Democrata-Cristã (CDU, a força política de Merkel) Ursula Von der Leyen foi hoje eleita para a presidência da Comissão Europeia pelo Parlamento Europeu, ao recolher no hemiciclo de Estrasburgo (França) 383 votos a favor, 327 contra, 22 abstenções e um nulo.

Candidata indigitada pelo Conselho Europeu para a presidência da Comissão Europeia, a conservadora Von der Leyen, 60 anos, irá assim suceder, em 01 de novembro, ao luxemburguês Jean-Claude Juncker, que liderou o executivo comunitário nos últimos cinco anos, tornando-se na primeira mulher a ocupar o cargo.

A nova presidente da Comissão Europeia precisava de pelo menos 374 votos para ser eleita - metade dos eurodeputados mais um -, tendo superado a maioria absoluta por apenas nove votos.

Segue-se agora o processo de composição do novo Colégio de Comissários, que será submetido a um voto de aprovação em outubro.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório