Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Tusk considera eleição de Von der Leyen uma "vitória para Europa"

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, congratulou hoje alemã Ursula Von der Leyen pela eleição como presidente da Comissão Europeia, falando numa vitória para a Europa por prever a manutenção da unidade europeia.

Tusk considera eleição de Von der Leyen uma "vitória para Europa"
Notícias ao Minuto

20:16 - 16/07/19 por Lusa

Mundo Comissão Europeia

"Parabéns Ursula Von der Leyen, parabéns Europa", escreveu Donald Tusk através de uma publicação feita na rede social Twitter.

Numa outra anterior publicação, feita após o discurso desta tarde de Ursula Von der Leyen no Parlamento Europeu, ainda antes da eleição, o presidente do Conselho Europeu reagiu à intervenção confessando ser um "fanático pela unidade da União Europeia [UE]".

"Conheço Ursula Von der Leyen há muitos anos e, quando ela diz que será uma apaixonada lutadora pela unidade e pela força da Europa, ela pretende concretizá-lo e será a melhor [pessoa] para o fazer", adiantou Donald Tusk, que liderou as negociações distribuição dos lugares de topo das instituições comunitárias no próximo mandato.

A ex-ministra da Defesa alemã e uma das vice-presidentes da União Democrata-Cristã (CDU, a força política de Merkel) Ursula Von der Leyen foi hoje eleita para a presidência da Comissão Europeia pelo Parlamento Europeu, ao recolher no hemiciclo de Estrasburgo (França) 383 votos a favor, 327 contra, 22 abstenções e um nulo.

Candidata indigitada pelo Conselho Europeu para a presidência da Comissão Europeia, a conservadora Von der Leyen, 60 anos, irá assim suceder, em 01 de novembro, ao luxemburguês Jean-Claude Juncker, que liderou o executivo comunitário nos últimos cinco anos, tornando-se na primeira mulher a ocupar o cargo.

A nova presidente da Comissão Europeia precisava de pelo menos 374 votos para ser eleita - metade dos eurodeputados mais um -, tendo superado a maioria absoluta por apenas nove votos.

Segue-se agora o processo de composição do novo Colégio de Comissários, que será submetido a um voto de aprovação em outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório