Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Padres ortodoxos vão permanecer funcionários do Estado grego

O novo Governo conservador grego anulou um projeto de retirar aos padres ortodoxos o seu estatuto de funcionários, como previa uma medida da esquerda no poder até às eleições de 07 de julho.

Padres ortodoxos vão permanecer funcionários do Estado grego
Notícias ao Minuto

18:33 - 16/07/19 por Lusa

Mundo Grécia

Os salários dos padres ortodoxos, que representam cerca de 200 milhões de euros por ano, são diretamente pagos pelo Estado.

Em outubro, o governo dirigido por Alexis Tsipras, líder do partido Syriza proveniente da esquerda radical, tinha garantido um acordo de princípio com a hierarquia ortodoxa para que o Estado deixasse de pagar a 10.000 religiosos, devendo em contrapartida criar um fundo especial anual reservado à Igreja.

Durante um encontro que decorreu hoje com o arcebispo Jerónimo II de Atenas, o novo primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis, dirigente da Nova Democracia (ND, com maioria absoluta no parlamento) indicou que o seu Governo não pretende alterar o estatuto da Igreja ortodoxa da Grécia.

O anterior executivo de Tsipras iniciou um debate sobre as relações entre a Igreja e o Estado, que acabou por não ser concluído. O único primeiro-ministro assumidamente ateu tentou progredir na separação do Estado grego e da poderosa Igreja ortodoxa.

O seu projeto de revisão constitucional destinado a decretar a "neutralidade religiosa" do Estado grego, e quando o atual texto estabelece que a Ortodoxia é a "religião dominante", acabou por não ser aprovado durante os quatro anos em que se manteve no poder.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório