Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Socialistas e liberais apoiam Von der Leyen na votação que já começou

Os grupos Socialistas e Democratas (S&D) e Renovar a Europa confirmaram hoje que vão votar a favor da eleição da alemã Ursula Von der Leyen como presidente da Comissão Europeia.

Socialistas e liberais apoiam Von der Leyen na votação que já começou
Notícias ao Minuto

17:24 - 16/07/19 por Lusa

Mundo Parlamento Europeu

"Na sequência de uma decisão tomada na reunião do nosso grupo, iremos apoiar Ursula Von der Leyen", indicaram os socialistas numa publicação na página daquele grupo na rede social Twitter.

Na mesma publicação, o S&D referiu, contudo, que permanecerá "vigilante" para assegurar que "os compromissos progressistas assumidos" pela candidata indicada pelo Conselho Europeu serão cumpridos.

Também os liberais do Renovar a Europa escolheram aquela rede social para anunciar o seu apoio a Ursula Von der Leyen, com o líder parlamentar Dacian Ciolos a destacar que o grupo está desejoso de trabalhar com a política alemã para "fazer avançar a Europa".

Com o garantido respaldo político da sua família, o Partido Popular Europeu (PPE), a política alemã, de 60 anos, precisava de 'convencer' os indecisos Socialistas e Democratas e Renovar a Europa a votar favoravelmente a sua investidura para poder chegar à liderança do executivo comunitário.

Para ser eleita, a Von der Leyen bastaria o apoio das três maiores famílias políticas -- PPE, socialistas e liberais --, as que estão representadas no Conselho Europeu e que acordaram o 'pacote' de nomeações para os cargos institucionais de topo da União Europeia para os próximos cinco anos, e que entre si somam 444 eurodeputados.

Embora possa haver dissidências de voto dentro dos grupos, com o anúncio feito há minutos por socialistas e liberais a eleição da política alemã parece bem encaminhada.

A votação, agendada para as 18:00 locais (menos uma hora em Lisboa), já começou no Parlamento Europeu, ainda que com um ligeiro atraso de 15 minutos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório