Meteorologia

  • 22 AGOSTO 2019
Tempo
25º
MIN 21º MÁX 27º

Edição

Portugal suspendeu vistos a cidadãos iranianos

Portugal suspendeu a autorização de vistos a cidadãos do Irão por questões de segurança, admitiu hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros em comissão parlamentar, sem, no entanto, explicar as razões da decisão.

Portugal suspendeu vistos a cidadãos iranianos
Notícias ao Minuto

17:12 - 16/07/19 por Lusa

País MNE Santos Silva

"Sim, suspendemos [os vistos a cidadãos do Irão] por razões de segurança", afirmou Augusto Santos Silva em resposta a uma questão colocada pelo deputado do CDS/PP Gonçalves Pereira.

O ministro pediu, no entanto, para não explicar a razão enquanto a comissão parlamentar estiver a decorrer na presença da comunicação social, garantindo que dará "todas as explicações" no final da sessão, à porta fechada.

"Darei explicações mas não em público por questões de segurança", disse, acrescentando apenas que Portugal "não brinca com as entradas em território nacional".

Augusto Santos Silva está hoje a ser ouvido numa comissão regimental dos Negócios Estrangeiros da Assembleia da República.

Questionado no final da audição, o ministro dos Negócios Estrangeiros adiantou que a suspensão dos vistos "é temporária" e garantiu que a decisão "não tem nada a ver com a qualidade das relações bilaterais de Portugal com Teerão".

"Foi uma suspensão temporária - que esperamos retomar num prazo muito curto de tempo - do trabalho da nossa secção consular na embaixada em Terrão", explicou Santos Silva, acrescentando que esta "não foi a primeira vez que aconteceu nem será a última".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório