Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Número de mortes relacionadas com uso de drogas aumentou 27% na Escócia

O número de mortes provocadas pelo uso de drogas na Escócia aumentou 27% em 2018, com um total de 1.187 mortes, um número recorde de acordo com um relatório do Instituto Escocês de Estatística publicado hoje.

Número de mortes relacionadas com uso de drogas aumentou 27% na Escócia
Notícias ao Minuto

15:47 - 16/07/19 por Lusa

Mundo 2018

O consumo de um ou mais opiáceos, como a heroína, a metadona, a morfina e a codeína está relacionado com 1.021 mortes, o que corresponde a 86% do total.

O número de mortes em 2018 devidas ao consumo de drogas representa um aumento de 27% comparando com o ano anterior e é o mais alto desde que as autoridades começaram estes registos, em 1996.

Se a Escócia fosse um país independente, o número de mortes relacionadas com a droga em relação á população seria mais elevado do que em qualquer país da União Europeia.

Esta taxa é também três vezes mais elevada do que em todo o Reino Unido.

De acordo com o Instituto de Estatística, os afetados são principalmente homens -- correspondem a 72% do total, na faixa etária entre os 35 e os 44 anos e residentes na zona de Glasgow, uma das maiores cidades da Escócia.

Os números são considerados "chocantes" pelo ministro escocês da Saúde, Joe FitzPatrick.

"É essencial que essa tragédia seja tratada como um problema de saúde pública e estamos prontos para adotar medidas inovadoras e ousadas", acrescenta.

Para Roseanne McLuskie, líder da Associação Addaction, que luta contra toxicodependência, as estatísticas "não correspondem a uma das sociedades mais prósperas" na Europa.

"Nós precisamos de deixar de criminalizar as pessoas que usam drogas e colocá-las em contacto com os serviços de tratamento, e também apoiamos as chamadas salas de chuto para o consumo de droga em Glasgow e em Dundee, assim como o serviço de despistagem de drogas nas principais cidades", acrescentou McLuskie numa declaração.

Vários políticos escoceses defenderam, no passado, a criação de salas de chuto supervisionadas por médicos, mas não conseguiram convencer o Governo conservador britânico.

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, considera que é necessário "garantir primeiro que as pessoas não usem drogas".

O Centro de Liberação de Especialização, especializado em drogas e legislação relacionada, denunciou o "impacto" das políticas de austeridade implementadas pelos conservadores desde que assumiram o cargo, em 2010.

"O fim de redes segurança social" e cortes nos benefícios "contribuíram significativamente para estas estatísticas chocantes", disse o chefe da organização, Niamh Eastwood, através de um comunicado.

O meio do consumo de drogas da Escócia ficou famoso pelo sucesso do filme 'Trainspotting', de 1996, uma adaptação do romance de Irvine Welsh e com a participação do ator Ewan McGregor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório