Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Mais de 250 casos de presos políticos torturados registados na Venezuela

Mais de 250 casos de tortura contra os chamados presos políticos, entre os quais civis e militares, foram registados nas prisões do Estado venezuelano, denunciou hoje a Coligação pelos Direitos Humanos e pela Democracia.

Mais de 250 casos de presos políticos torturados registados na Venezuela
Notícias ao Minuto

20:13 - 15/07/19 por Lusa

Mundo ONG

Alonso Medina Roa, advogado e membro daquela organização não-governamental (ONG), afirmou que, nos mais de 250 casos, as torturas "foram documentadas e denunciadas" nos tribunais, civis e militares, na presença de juízes e representantes do Ministério Público.

"Não é um comentário qualquer, é um tema muito sério", defendeu Alonso Medina Roa, salientando que faz a denúncia destes casos com "muita responsabilidade".

O ativista frisou que qualquer caso de tortura numa sociedade civilizada gera alarme, lamentando o "silêncio cúmplice por parte de todas as instituições", durante um protesto que decorreu em frente à sede do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, em Caracas.

Sobre a morte do capitão Rafael Acosta Arévalo, devido a alegadas torturas, quando se encontrava sob custódia das autoridades venezuelanas, Medina Roa, que era o seu advogado de defesa, salienta que existem "muitos obstáculos" para lidar com o caso.

Durante o protesto, várias ONG apresentaram um pedido aos delegados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, para verificar a situação em que se encontram "presos políticos" e anunciaram uma campanha de informação para a sociedade saber "a realidade "da Venezuela.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório