Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Macron em Belgrado promete ajudar ao diálogo entre Sérvia e Kosovo

O presidente francês Emmanuel Macron comprometeu-se hoje em contribuir para o reinício das conversações entre a Sérvia e o Kosovo, que se encontram bloqueadas, e definiu este contencioso como um teste para a Europa.

Macron em Belgrado promete ajudar ao diálogo entre Sérvia e Kosovo
Notícias ao Minuto

21:24 - 15/07/19 por Lusa

Mundo Emmanuel Macron

No início de uma visita oficial de dois dias à Sérvia, Macron também manifestou o apoio de Paris sobre o processo de adesão do país dos Balcãs à União Europeia (UE), com as negociações em curso, mas reiterou que a União deve adotar diversas reformas, sem data previsível, antes da adesão de novos Estados-membros.

A visita oficial de Macron destina-se a reforçar as relações entre a Sérvia e a França. Os tradicionais laços históricos entre os dois países foram postos à prova quando as forças da NATO bombardearam a Sérvia devido à situação no Kosovo e conheceram novo recuo quando a França apoiou a independência da antiga província setentrional sérvia com maioria de população albanesa.

A Sérvia continua a não reconhecer o Kosovo como um país, e as conversações para a normalização das relações entre Belgrado e Pristina, sob mediação da UE, estão num impasse.

Com esta deslocação, o chefe do Eliseu também pretende reforçar o papel da França nos Balcãs, onde países exteriores à UE, em particular, China, Rússia e Turquia, registam significativa influência.

Acolhido pelo seu homólogo Aleksandar Vucic no aeroporto Nicola.Tesla, cuja concessão foi recentemente atribuída ao grupo francês Vinci, o presidente francês felicitou os seus anfitriões pela vitória do sérvio Novak Djokovic no torneiro de ténis de Wimbledon e explicou que a deslocação tem por objetivo estabelecer "um melhor conhecimento e consideração um pelo outro".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório