Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Candidato presidencial quer Megan Rapinoe para secretária de Estado

O governador do Estado de Washington anunciou a intenção no sábado. A capitã norte-americana reagiu no domingo, dizendo-se sem qualificações para tal.

Candidato presidencial quer Megan Rapinoe para secretária de Estado

A capitã da seleção norte-americana de futebol seria a escolha do candidato presidencial Jay Inslee, caso fosse eleito, para secretária de Estado. Megan Rapinoe, porém, diz não ter ambições políticas, pelo menos para já.

O governador de Washington, na corrida às eleições presidenciais pelo partido Democrata, manifestou a sua intenção numa conferência em Filadélfia, no passado sábado. “O meu primeiro ato oficial será convidar Megan Rapinoe para ser minha secretária de Estado. Ainda não lhe pedi, portanto isto poderá ser uma surpresa para ela”, afirmou, citado pelo Seattle Times.

O político assenta a sua decisão nas posições públicas que Rapinoe tem assumido, desde que a seleção se sagrou campeã do mundo, especialmente quando apelou a “amor ao invés de ódio”. “Eu acredito nisto porque o que ela disse que inspirou tanta gente é uma antítese das políticas externas do atual presidente”, explicou.

Numa entrevista concedida no domingo, Megan Rapinoe respondeu a este convite dizendo que não tem qualificações para cargos institucionais. O entrevistador ainda desafia: “Não é preciso qualificações hoje em dia”. Ao que Rapinoe respondeu: “É verdade, mas até ao 44.º [presidente dos Estados Unidos] acho que havia”.

Pode ver um excerto da entrevista abaixo, onde Rapinoe fala sobre igualdade salarial no desporto, um dos temas que mais tem defendido.

Recorde-se que a desportista já se tinha posicionado publicamente contra a atual administração norte-americana ao dizer que, numa outra entrevista, caso a sua equipa se sagrasse campeã, não iria à Casa Branca.

A verdade é que cumprir a 'promessa' e, depois da vitória, questionada sobre se teria algo a dizer ao presidente Donald Trump, Rapinoe respondeu: “Eu penso que lhe diria que a sua mensagem exclui pessoas. Você exclui-me. Você exclui pessoas que são importantes para mim”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório