Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Museu Smithsonian interessado em desenhos de crianças detidas nos EUA

Desenhos foram tornados públicos no início deste mês por pediatras que tratam crianças em centros de detenção, na fronteira dos Estados Unidos.

Notícias ao Minuto

12:12 - 15/07/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Centros de detenção

O Museu Nacional de História Americana do Instituto Smithsonian manifestou interesse na obtenção dos desenhos feitos por crianças em centros de detenção e de acolhimento de menores e famílias que tentam chegar aos Estados Unidos, tornados públicos no início deste mês de julho.

“O museu sempre se comprometeu a contar a complexa e complicada história dos Estados Unidos e a documentar essa história à medida que é escrita”, confirmou a instituição em comunicado enviado à CNN.

Recorde-se que se trata dos desenhos feitos por três crianças num centro de detenção de McAllen, no estado do Texas. Os desenhos foram entregues a médicos da Academia Americana de Pediatras (AAP, na sigla original), que depois optaram por torná-los públicos, dado o seu conteúdo perturbador.

As crianças, sublinhe-se, são entregues a centros depois de serem libertadas pelas autoridades, e até serem novamente reunidas com os pais, algo que é incerto. Uma vez no centro, são vistas por especialistas em saúde mental, que estimulam a criação de desenhos, um meio eficaz para avaliar o estado mental de uma criança.

Em maio, 144 mil pessoas foram detidas pela polícia fronteiriça norte-americana, sendo que os centros de detenção e de acolhimento de menores e famílias não têm lugares suficientes.

Um relatório feito por um órgão de monitorização interna do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) sublinhou a falta de existência de casas de banho, refeições quentes ou roupas, mas também o facto de haver crianças com menos de sete anos desacompanhadas durante mais de duas semanas, quando deveriam ser entregues às suas famílias ou a instituições de acolhimento num máximo de 72 horas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório