Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Trump 'une' democratas após 'ataque' a jovens congressistas democratas

O presidente dos Estados Unidos criticou as quatro congressistas pela sua origem.

Trump 'une' democratas após 'ataque' a jovens congressistas democratas
Notícias ao Minuto

20:46 - 14/07/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Presidente dos EUA

Alexandria Ocasio-Cortez, Ayanna Pressley, Rashida Tlaib e Ilhan Omar são quatro jovens estreantes congressistas do partido democrata.

As quatro mulheres - nenhuma delas caucasiana - têm-se destacado pelas suas ideias progressistas. Tal tem-lhes garantido seguidores nas redes sociais mas alguns 'anticorpos' entre a ala mais moderada dos democratas. 

Esta semana, a imprensa norte-americana deu inclusive alargado destaque à divisão e críticas internas no seio do partido democrata. Nancy Pelosi - a líder da maioria, uma espécie de líder de bancada parlamentar - estava entre as críticas das jovens senadoras.

O que estava a ser um claro sinal de desunião no seio dos democratas teve um volte-face. A razão? Donald Trump e mais uma afirmação sua, na sua plataforma predileta de comunicação, o Twitter.

Trump atacou as quatro congressitas referindo-se à sua origem, com termos que mereceram acusações de xenofobia e resposta da própria Nancy Pelosi, que usou a mesma plataforma para responder a Trump.

Trump escreveu no Twitter o seguinte: "é muito interessante ver congressistas democratas 'progressistas' que originalmente vieram de países cujos governos são uma catástrofe, os piores, mais corruptos e inaptos em qualquer lado do mundo (isto se tiverem sequer um governo a funcionar) a dizerem maldosamente aos Estados Unidos, a nação mais poderosa do mundo, como governar. Porque qé que elas não voltam para lá para arranjar esses lugares destruídos e infestados de crime", atirou. 

A resposta por parte de Pelosi não poupou Trump: "Quando Trump diz a quatro congressistas para voltarem para os seus países, ele reafirma que o seu plano de 'Make America Great Again' (tornar a América grande outra vez) foi sempre para tornar a América branca outra vez".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório