Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Polícia francesa detém 152 pessoas nas cerimónias do Dia da Bastilha

A polícia francesa deteve hoje 152 pessoas, em Paris, durante as cerimónias de celebração do Dia da Bastilha, feriado nacional, informaram fontes municipais.

Polícia francesa detém 152 pessoas nas cerimónias do Dia da Bastilha
Notícias ao Minuto

15:28 - 14/07/19 por Lusa

Mundo França

Segundo a agência espanhola EFE, que cita fontes da câmara municipal da capital francesa, a maioria foi detida por participar numa manifestação não autorizada, mas também houve detenções por atos violentos contra as autoridades, destruição de bens públicos e posse de armas.

Segundo a televisão CNews, dois dos detidos são Jérôme Rodrigues e Éric Drouet, destacadas figuras do movimento "coletes amarelos" que há meses contestam nas ruas as políticas de Macron.

A situação foi especialmente tensa no início da parada militar, na avenida dos Campos Elíseos, quando os manifestantes apuparam o presidente Emmanuel Macron e, no final, entoaram cânticos contra o capitalismo e contra o lançamento de gás lacrimogéneo.

"Quem tentou impedir o desfile devia ter vergonha. Hoje é um dia em que a nação de une e julgo que o país deve ser respeitado", afirmou o ministro do interior francês Christophe Castaner, aos jornalistas.

O desfile contou com 67 aviões da Força Aérea francesa, 4.300 tropas a pé, 196 veículos militares, 237 tropas a cavalo e 40 helicópteros. Tal como todos os anos, desde 1980, o desfile começou no Arco do Triunfo e terminou na Praça da Concórdia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório