Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Turquia recebe nova entrega de sistema de defesa aérea da Rússia

A entrega dos sistemas de defesa aérea S-400, comprados pela Turquia à Rússia apesar das advertências dos Estados Unidos, continua hoje com a chegada de três novos aviões, nos arredores de Ancara.

Turquia recebe nova entrega de sistema de defesa aérea da Rússia
Notícias ao Minuto

16:09 - 14/07/19 por Lusa

Mundo Turquia

"A entrega (...) está a prosseguir como planeado", anunciou o Ministério da Defesa turco, numa mensagem publicada no Twitter, com imagens que supostamente mostram a chegada desses dispositivos à base aérea Murted, nos arredores de Ancara.

Essas entregas do sistema antiaéreo russo começaram a ser feitas na sexta-feira.

Washington opõem-se fortemente a essa compra, temendo que isso coloque em risco os segredos tecnológicos da nova aeronave furtiva F-35, que a Turquia também quer adquirir.

Os Estados Unidos também acreditam que os S-400 não são compatíveis com os dispositivos da NATO, aliança da qual a Turquia é também membro.

Vários membros do Congresso dos EUA, tanto republicanos quanto democratas, pediram o cancelamento das entregas do F-35 para Ancara e pediram sanções contra autoridades turcas envolvidas no acordo com a Rússia.

Até agora, porém, Ancara rejeitou todos os avisos dos Estados Unidos.

Na sexta-feira, novamente, o ministro turco dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlüt Cavusoglu, insistiu: "Dizemos isso a cada vez, é um acordo de sucesso e o processo continua".

A Turquia recusou-se a ceder à pressão dos Estados Unidos, insistindo que escolher o equipamento militar é uma questão de soberania nacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório