Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Menino nasce com doença tão rara que síndrome passa a ter o nome dele

Grayson Kole Smith nasceu cego, surdo, com um terço do cérebro e um buraco no coração.

Menino nasce com doença tão rara que síndrome passa a ter o nome dele
Notícias ao Minuto

21:39 - 13/07/19 por Natacha Nunes Costa

Mundo EUA

Grayson Kole Smith nasceu cego, surdo, com um terço do cérebro, um buraco no coração e severa deformidades faciais, espinhais e cranianas. Quando nasceu, os médicos de um hospital do estado norte-americano do Alabama disseram aos pais para se despedirem porque previam que o menino não sobrevivesse mais do que um mês.

Contudo, Grayson desafiou todas as probabilidades e tem hoje seis anos. Sobreviveu a 36 cirurgias de risco, das quais 26 ao cérebro, e até já aprendeu a falar.

Com o crescimento do menino norte-americano, os médicos descobriram que ele era a única pessoa no mundo a nascer com este conjunto de doenças, por isso, deram à doença que o afeta o nome dele: Síndrome de Grayson.

Até agora, ninguém conseguiu perceber porque é que o menino nasceu assim. Os irmãos não têm nenhum problema e os testes genéticos e de ADN não indicam qualquer problema.

Ao jornal Metro, a mãe, Jenny de 39 anos, contou que Grayson está sempre a sorrir, mesmo quando tem dores.

“Ele é um raio de luz, está sempre a sorrir, não importa quanta dor ele possa estar a sentir. Tem sido muito difícil para nós lidar com a doença dele. Todos os dias rezamos por Grayson. Ele é o nosso pequeno milagre, é uma bênção, uma vela que nunca se apaga”, disse Jenny à publicação britânica.

Apesar do bom humor da criança, a verdade é que à medida que envelhece os sintomas da doença só pioram. “A curva na espinha está a esmagar os órgãos, ele não consegue andar e tem dificuldades em respirar”, conta a mãe.

Grayson nasceu a 15 de fevereiro de 2013, após uma gravidez saudável. O menino têm três irmãos, Jaycee de 16 anos, Alex, de 12 anos e Slate, de três, completamente saudáveis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório