Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Ex-presidente colombiano diz que Brasil vive experiência populista

O ex-Presidente colombiano Andrés Pastrana (direita) admitiu hoje que o Brasil vive uma situação de populismo, com Jair Bolsonaro, que contrasta com a normalização democrática do continente, depois do "fim da experiência do socialismo do século XXI" em vários países.

Ex-presidente colombiano diz que Brasil vive experiência populista
Notícias ao Minuto

06:30 - 13/07/19 por Lusa

Mundo Andrés Pastrana

Nos últimos anos, "assistimos a uma mudança fundamental do socialismo do século XXI, da esquerda para um centro, centro-direita, na região", disse, referindo-se às mudanças na Argentina, Equador, Peru, Chile ou Colômbia.

Em entrevista à Lusa em Malabo, onde anunciou formalmente a entrada do Partido Democrático da Guiné Equatorial (PDGE) na Internacional Democrática Centrista (IDC) como observador, Andrés Pastrana, que é o líder mundial da organização, afirmou que esta mudança de poder deveu-se à "corrupção em que se enredou a esquerda na América Latina".

No caso do Brasil, foi eleito Jair Bolsonaro, um político "mais de direita, direita", que tem realizado políticas populistas.

"O populismo está a chegar não apenas ao Brasil, chegou aos Estados Unidos", salientou Pastrana, que responsabiliza os políticos de esquerda pelas alterações políticas da região.

"Nunca imaginámos que os líderes sindicais, aqueles que representavam mais o povo, seriam os que tiveram mais atos de corrupção nos seus governos", disse.

"Na Venezuela, calcula-se que o regime de Chávez e Maduro apropriou-se de mais de 300 ou 400 mil milhões de dólares quando estava no poder", exemplificou, acrescentando a construtora brasileira Odebrecht, com ligações corruptas a vários países.

Para Pastrana, a "esquerda perdeu por causa dos atos de corrupção" dos seus dirigentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório