Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Tempestade tropical Barry pode trazer chuva sem precedentes ao Louisiana

A tempestade tropical Barry está a chegar hoje ao Golfo do México com potencial para ser uma das mais chuvosas que o Louisiana, nos Estados Unidos, alguma vez viu, tendo já sido declarado o estado de emergência.

Tempestade tropical Barry pode trazer chuva sem precedentes ao Louisiana
Notícias ao Minuto

21:54 - 12/07/19 por Lusa

Mundo Tempestade

Com o constante fortalecimento da tempestade previsto para o início da manhã de sábado perto de Morgan City, cerca de 3.000 soldados da Guarda Nacional, juntamente com outras equipas de resgate, foram colocados em redor do Louisiana, com vários meios ao seu dispor.

As autoridades admitem que a tempestade pode tornar-se o primeiro furacão da época no Atlântico.

"Isto está a acontecer e as janelas de preparação estão a encolher. É poderoso, está cada vez mais forte e a água será um grande problema", disse Ken Graham, diretor do Centro Nacional de Furacões.

Meteorologistas disseram que a tempestade Barry, que se desloca devagar, pode descarregar entre 25 a 50 centímetros de chuva até o domingo numa faixa do Louisiana que inclui Nova Orleães e Baton Rouge, bem como o sudoeste do Mississippi, com zonas que podem chegar aos 63 centímetros de chuva.

"Ninguém deve levar essa tempestade de ânimo leve só porque deve ser um categoria 1 quando chegar ao continente. O perigo real nesta tempestade nunca foi sobre o vento, foi sempre sobre a chuva", disse o governador da Louisiana, John Bel Edwards

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aprovou na noite de quinta-feira a declaração do estado de emergência no estado de Louisiana, no sudeste do país, devido à tempestade tropical Barry.

A declaração autoriza o Departamento de Segurança Interna e a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA, na sigla inglesa) a coordenarem as operações no terreno.

Para os próximos dias, preveem-se inundações em áreas próximas à costa devido à subida do nível do mar, às fortes ondas e às chuvas intensas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório