Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Ministro francês envolvido em polémica com jantares de luxo não se demite

O ministro da Transição Ecológica francês, François de Rugy, que está envolvido numa polémica relacionada com jantares de luxo, garantiu hoje que não se vai demitir, referindo que continua a trabalhar no ministério.

Ministro francês envolvido em polémica com jantares de luxo não se demite
Notícias ao Minuto

20:58 - 12/07/19 por Lusa

Mundo François de Rugy

"Não tenho absolutamente nenhuma razão para me demitir", afirmou François de Rugy, garantindo que estava "muito zangado" com toda a situação.

Com fotografias, depoimentos e documentos de apoio, o portal francês de investigação Mediapart revelou que conseguiu identificar, entre outubro de 2017 e junho de 2018, cerca de uma dezena de jantares que juntaram várias pessoas na residência de François de Rugy, então presidente da Assembleia Nacional.

Lagosta, champanhe e vinhos das adegas da Assembleia foram servidos em mesas de 10 a 30 convidados, a maioria pertencente ao círculo social de Séverine de Rugy, mulher do ministro e jornalista de uma revista de celebridades.

Durante uma viagem efetuada pelo ministro na quinta-feira a Deux-Sèvres (centro-oeste), os manifestantes receberam-no com uma gigante lagosta insuflável, gritando: "François, lagosta para todos!".

O ministro já reuniu com o Presidente Emmanuel Macron e defendeu-se, explicando que os "jantares informais" faziam parte de um "trabalho de representação" devido às suas funções, negando qualquer "noite de luxo".

Além disso, o ministro comprometeu-se a "pagar cada euro contestado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório