Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Seul pede à ONU que investige alegações do Japão sobre sanções

A Coreia do Sul propôs hoje uma investigação por parte ONU ou de outro organismo internacional sobre as recentes alegações do Japão, que questionou a credibilidade de Seul na aplicação de sanções contra Pyongyang.

Seul pede à ONU que investige alegações do Japão sobre sanções
Notícias ao Minuto

08:29 - 12/07/19 por Lusa

Mundo Coreia do Sul

Kim You-geun, do Gabinete de Segurança Nacional sul-coreano, afirmou hoje que Seul tem vindo a implementar "minuciosamente" as sanções das Nações Unidas contra a Coreia do Norte, rejeitando uma vez mais os comentários do Governo nipónico.

Por isso, exigiu, o Japão deve apresentar provas das alegações feitas pelo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e dos seus assessores, de que pode ter havido transferências ilegais de materiais sensíveis da Coreia do Sul para a Coreia do Norte.

Na semana passada, Tóquio aumentou as restrições às exportações para a Coreia do Sul, uma medida que poderá afetar, nomeadamente, produtos como o flúor, que as empresas sul-coreanas importam do Japão para fabrico de produtos básicos, assim como 'chips de memória' e ecrãs de computador.

O Presidente sul coreano, Moon Jae-in, exortou entretanto o Japão a retirar as restrições e apelou ao diálogo entre os dois países, como forma de resolver a crise diplomática.

As grandes empresas sul-coreanas como a Samsung Electronics ou SK Hynix já demonstraram apreensão sobre eventuais efeitos provocados pelas restrições japonesas sobre vários componentes industriais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório