Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Pelo menos sete mortos em incursão de Exército camaronês

Pelo menos sete pessoas morreram hoje durante uma incursão do Exército camaronês na região noroeste, uma das zonas de separatistas anglófonas do país, de acordo com agência espanhola Efe, que cita fontes militares.

Pelo menos sete mortos em incursão de Exército camaronês
Notícias ao Minuto

21:54 - 11/07/19 por Lusa

Mundo Camarões

Os incidentes aconteceram na localidade de Esu e, segundo a Efe, as vítimas eram civis que estavam armados.

Apesar dos apelos feitos pela comunidade internacional para resolver a crise separatista nos Camarões, o conflito continua e, de acordo com números das autoridades camaronesas, pelo menos 15 soldados morreram às mãos de separatistas armados nas últimas semanas.

Ainda que as línguas inglesa e francesa se encontrem entre os idiomas oficiais dos Camarões, 20% da população do país é anglófona e sente-se marginalizada pelo Governo central francófono há várias décadas.

A atual crise atinge as regiões noroeste e sudoeste dos Camarões e teve início em 2016, através de manifestações de professores e advogados que exigiam um uso igualitário do inglês em tribunais e escolas, assim como uma maior representatividade no Governo.

Em 2017, a crise intensificou-se, chegando a um conflito intensificado pela recusa do Governo de Paul Biya, no poder há 36 anos, de aceitar qualquer tipo de reivindicação e criação de grupos separatistas armados.

Segundo as Nações Unidas, a crise anglófona provocou mais de 430 mil deslocados internos, com o Ministério da Defesa dos Camarões a registar a morte de 300 soldados.

Entre os civis, organizações humanitárias falam de 2.000 mortos.

Em maio, o primeiro-ministro dos Camarões, Joseph Dion Ngute, mostrou-se disponível para iniciar um diálogo, conduzido por Biya, sobre todas as exigências políticas dos separatistas, salvaguardando desde o início a "indivisibilidade" do Estado camaronês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório