Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Barragem rompe-se no Brasil. Duas cidades com ordem de evacuação

Não há de momento registo de feridos.

Notícias ao Minuto

19:19 - 11/07/19 por Notícias ao Minuto

Mundo Bahia

Uma barragem rompeu-se na tarde desta quinta-feira no Brasil, mais concretamente na localidade de Pedro Alexandre, localizada a cerca de 435 quilómetros de Salvador.

O rompimento surge após chuvas intensas que se têm feito seguir na região. Não há registo de feridos mas duas cidades receberam ordem de evacuação.

A barragem em causa transbordou por volta das 06h (hora local, 10h em Lisboa) desta quinta-feira, mas a estrutura só cedeu horas mais tarde, pelas 11h (hora local, 15h em Lisboa).

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a força das águas após o rompimento da barragem.

Segundo o portal G1, as duas cidades que receberam ordem de evacuação foram Pedro Alexandre e Coronel João Sá. Ambas as cidades têm cerca de 17 mil habitantes cada uma e estão separadas por cerca de 33 quilómetros. A principal preocupação está com as centenas de famílias que vivem perto da zona do rio e que, como tal, correm maior risco perante o avanço das águas.

A imprensa brasileira, porém, salienta que autoridades brasileiras se têm deparado com a resistência de alguns habitantes, que se recusam a abandonar as suas habitações.

Nas redes sociais circulam igualmente imagens que mostram estradas inundadas. Por conta da quantidade de lama, as estradas estão intransitáveis, o que dificulta a resposta por parte das autoridades brasileiras.

Embora sem registo de feridos, há já registo de habitações danificadas e de uma localidade que está rodeada de água. 

Carlinhos Sobral, autarca da cidade Coronel João Sá, publicou um vídeo nas redes sociais onde alerta para o risco que as pessoas correm ao quererem continuar em casa, contrariando indicações de bombeiros e polícia.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por CarlinhosSobral15 (@carlinhossobral15) a 11 de Jul, 2019 às 7:49 PDT

[Notícia atualizada às 19h30]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório