Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Tempestade Barry pode chegar aos EUA como furacão

O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos anunciou hoje que uma tempestade tropical que está a formar-se no Golfo do México pode transformar-se num furacão no fim de semana e afetar a costa dos EUA.

Tempestade Barry pode chegar aos EUA como furacão
Notícias ao Minuto

18:25 - 11/07/19 por Lusa

Mundo Tempestade

Segundo o NHC, às 11h00 (14h00 em Lisboa), a tempestade, à qual foi atribuído o nome Barry, estava no Golfo do México, a 150 quilómetros da foz do Mississipi e com ventos a atingir os 65 quilómetros por hora (km/h).

Se as previsões dos meteorologistas estiverem corretas, a tempestade tropical Barry pode atingir ventos superiores a 120 km/h, o que significa que atinge a categoria de furacão na sexta-feira à tarde ou no início de sábado.

O ciclone pode chegar à costa do estado de Luisiana no início de sábado, perto da cidade de New Iberia, cerca de 150 quilómetros a oeste de Nova Orleães.

Para os próximos dias, preveem-se inundações em áreas próximas à costa devido à subida do nível do mar, às fortes ondas e às chuvas intensas.

O Centro Nacional de Furacões alertou ainda que se podem formar tornados hoje à noite e na sexta-feira em zonas do sul de Luisiana e Mississippi.

O governador do estado de Luisiana, John Bel Edwards, decretou estado de emergência e indicou que tropas da Guarda Nacional e veículos de alto-mar serão posicionados em todo o estado.

"Toda a costa de Luisiana está em causa nesta tempestade", alertou Bel Edwards.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório