Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Capitã detida contra-ataca e quer Salvini bloqueado nas redes sociais

As autoridades italianas estão a tratar ativistas que resgatam imigrantes como traficantes de pessoas.

Capitã detida contra-ataca e quer Salvini bloqueado nas redes sociais
Notícias ao Minuto

18:34 - 11/07/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Carole Rackete

Embora já tenha sido libertada, continua sob investigação a capitã do Sea Watch 3, embarcação que pertence a uma ONG que nos últimos anos tem resgatado migrantes no Mar Mediterrâneo.

Carole Rackete, de nacionalidade alemã, tem merecido a solidariedade dos seus compatriotas, isto já após as próprias autoridades germânicas terem alertado a Itália para a desproporcionalidade de tratar a ativista que salvou vidas no mar como uma traficante.

Rackete, recorde-se, atracou num porto em Itália sem autorização das autoridades locais, tendo sido depois acusada de ajuda à imigração ilegal.

Enquanto as investigações no caso em que é arguida prosseguem, conta a Reuters que os advogados da capitã se preparam para um 'contra-ataque'. O visado é precisamente o ministro do Interior e líder do partido Liga, Matteo Salvini, o governante populista que mais se tem insurgido contra a imigração, ao ponto até de insultar o juiz que libertou Carole Rackete. 

Já se sabia que a capitã queria processar Salvini por difamação. Mas esta quinta-feira a equipa de defesa da capitã salientou que quer que Salvini seja mesmo bloqueado nas redes sociais, sob o argumento de ter propagado discurso de ódio.

Entretanto, Salvini mantém as suas ideias. Ontem mesmo propôs aumentar as multas até um milhão de euros para os navios humanitários que resgatem migrantes sem autorização, bem como punir com prisão os respetivos capitães das embarcações.

Saliente-se que o caso deveria ter voltado à barra do tribunal esta semana, mas uma greve de advogados adiou as diligências até ao próximo dia 18 de julho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório