Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Polícia de Gibraltar deteve capitão de petroleiro iraniano apreendido

O imediato também foi detido. O navio é acusado de violar as sanções impostas pela União Europeia à Síria.

Polícia de Gibraltar deteve capitão de petroleiro iraniano apreendido
Notícias ao Minuto

16:42 - 11/07/19 por Fábio Nunes com Lusa

Mundo Irão

O capitão do petroleiro iraniano 'Grace 1' foi detido esta quinta-feira pela polícia de Gibraltar, avança a Reuters. O imediato do navio também foi detido. Um porta-voz da polícia de Gibraltar acrescentou que ainda não pendem acusações sobre o capitão e o imediato, ambos de nacionalidade indiana. 

Na semana passada, a marinha britânica subiu a bordo do 'Grace 1' e posteriormente anunciou a sua apreensão. O petroleiro foi acusado de violar as sanções impostas pela União Europeia à Síria. 

O navio foi intercetado em águas territoriais britânicas e o governo de Gibraltar suspeitou que a carga do petroleiro tinha como destino a Síria. 

Teerão admitiu que o 'Grace 1' transportava petróleo mas negou que se dirigisse para a Síria. Classificou a operação de "pirataria" em alto mar e prometeu retaliar. 

Algo que terá acontecido esta quinta-feira. O governo britânico acusou o Irão de ter tentado intercetar um petroleiro britânico da BP que navegava no Estreito de Ormuz. "Contra as regras do direito internacional, três navios iranianos tentaram impedir a passagem do navio mercante 'The British Heritage', no Estreito de Ormuz", disse um porta-voz do governo britânico.

Esta atitude, acrescentou a mesma fonte, forçou o navio da Marinha Real Britânica, 'HMS Montrose' "a fazer avisos verbais aos navios iranianos".

Uma versão que já foi negada pela Guarda Revolucionária iraniana. Num comunicado divulgado pela agência Sepah News, a Guarda Revolucionária salientou que "não houve qualquer confronto com navios estrangeiros, incluindo britânicos, nas últimas 24 horas". 

A tensão nesta área, por onde é transportado quase um terço do petróleo bruto mundial, atingiu o pico nas últimas semanas, com os Estados Unidos a acusarem o Irão de vários ataques contra petroleiros, com Teerão a abater um drone norte-americano. 

[Notícia atualizada às 16h50]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório