Meteorologia

  • 21 AGOSTO 2019
Tempo
28º
MIN 25º MÁX 30º

Edição

Morreu Valentina Cortese, a atriz a quem Ingrid Bergman pediu desculpa

Quando Ingrid Bergman recebeu o Óscar pelo seu papel em 'Um Crime no Expresso do Oriente', fez um pedido de desculpas em palco. "Por favor perdoa-me, Valentina".

Morreu Valentina Cortese, a atriz a quem Ingrid Bergman pediu desculpa

A atriz italiana Valentina Cortese morreu, esta quinta-feira, aos 96 anos, na cidade italiana de Milão. A informação foi avançada pela agência noticiosa Ansa.

Nascida em 1923, filha de mãe solteira, foi no final dos anos 40 que a atriz começou a sua carreira. Valentina Cortese destacou-se em palco, no Teatro, mas também na 7ªArte, onde trabalhou com nomes maiores do cinema europeu. 'As Amigas', de  Michelangelo Antonioni, 'Scusi, facciamo l'amore?', e 'Via Montenapoleone' são alguns dos seus papéis elogiados no grande ecrã.

Mas o principal destaque vai para a sua participação em 'A Noite Americana', filme de François Truffaut que lhe valeu uma nomeação ao Óscar de melhor atriz secundária.

Em 'A Noite Americana', recorda o obituário do The Guardian, a atriz era já um nome de relevo, com décadas de carreira no curriculum, quando desempenhou o papel de uma atriz já com dificuldade em se recordar das falas.

O filme é de 1973 mas acabaria por só competir pelo Óscar em 1975. A estatueta dourada acabou por ir para Ingrid Bergman, que no anterior tinha entrado no bem conhecido 'Um Crime no Expresso do Oriente'. Ao subir ao palco para receber o Óscar, Ingrid Bergman realçou como aquele acaso com as datas deixou as duas atrizes como rivais pelo prémio. Foi com admiração e respeito que Ingrid se referiu a Valentina Cortese quando recebeu o prémio: "Por favor perdoa-me, Valentina. Não era a minha intenção".

Eis o momento:

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório