Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Salvini escolhe um dos seus "braços direitos" para os Assuntos Europeus

O vice-primeiro-ministro italiano e líder da Liga (extrema-direita), Matteo Salvini, escolheu um dos seus mais próximos colaboradores, Lorenzo Fontana, para ministro dos Assuntos Europeus, que toma hoje posse perante o Presidente de Itália, Sergio Mattarella.

Salvini escolhe um dos seus "braços direitos" para os Assuntos Europeus
Notícias ao Minuto

15:27 - 10/07/19 por Lusa

Mundo Itália

Fontana, atualmente ministro da Família, vai ocupar um cargo que era exercido interinamente pelo primeiro-ministro, Giuseppe Conte, desde março, quando o economista eurocético Paolo Savona deixou a pasta para exercer as funções de regulador da Bolsa italiana (CONSOB).

O Ministério da Família vai ser chefiado por Alessanda Locatelli, também da Liga.

Lorenzo Fontana, 39 anos, licenciado em Ciência Política, iniciou a carreira política aos 27 anos, quando foi eleito conselheiro municipal na sua cidade natal, Verona, e foi duas vezes eleito para o Parlamento Europeu (PE), em 2009 e 2014, tendo chefiado a delegação da Liga na assembleia europeia.

Segundo a imprensa italiana, foi Fontana quem negociou a aproximação da Liga ao partido de extrema-direita francês União Nacional, de Marine Le Pen.

Fontana define-se como católico conservador e tem protagonizado várias polémicas desde que entrou para o Governo, em 2018, pela oposição ao casamento homossexual e ao aborto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório