Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

EUA preparam coligação para garantir transporte de petróleo no Golfo

Os Estados Unidos estão em conversações com aliados para formar uma coligação que garanta a liberdade de navegação no Golfo Pérsico, sobretudo a petroleiros, face ao aumento da tensão entre Washington e Teerão, avançou um responsável militar norte-americano.

EUA preparam coligação para garantir transporte de petróleo no Golfo
Notícias ao Minuto

11:01 - 10/07/19 por Lusa

Mundo Petróleo

"Estamos em contacto com vários países para ver se conseguimos montar uma coligação que garanta a liberdade de navegação nos estreitos de Ormuz e Bab al-Mandeb", disse o general Joseph Dunford, chefe do Departamento de Defesa.

A tensão nesta área, por onde é transportado quase um terço do petróleo bruto mundial, atingiu o pico nas últimas semanas, com os Estados Unidos a acusarem o Irão de vários ataques contra petroleiros, e o Irão a abater um drone norte-americano.

"Acho que, provavelmente nas próximas duas ou três semanas, vamos saber que países têm vontade política de apoiar essa iniciativa, e depois trabalharemos diretamente com os militares para identificar as capacidades específicas que possam levar a cabo a medida", explicou o general Dunford, que é o militar norte-americano mais graduado.

Segundo adiantou, a coligação terá os Estados Unidos como fornecedores de "conhecimento e vigilância marítima" e os países aliados como escolta dos petroleiros.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse em junho esperar que mais de 20 países, incluindo os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita, aceitem trabalhar juntos para garantir a segurança marítima da zona.

"Vamos precisar da participação de todos", disse Pompeo, dirigindo-se aos militares.

O Presidente, Donald Trump, deseja que esta seja uma operação partilhada "para que não sejam os Estados Unidos a arcar com todos os custos", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório