Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Turquia garante que vai explorar gás ao largo do Chipre apesar de avisos

A Turquia vai continuar a perfurar campos de gás ao largo do Chipre, apesar das advertências de Atenas e da União Europeia, disse hoje o ministério dos Negócios Estrangeiros.

Turquia garante que vai explorar gás ao largo do Chipre apesar de avisos
Notícias ao Minuto

10:25 - 10/07/19 por Lusa

Mundo UE

Ancara rejeitou as críticas das autoridades gregas e europeias, disse o ministério turco em comunicado, sublinhando que um de seus navios já começou as perfurações em maio e um segundo, que se encontra ao largo da península cipriota de Karpas, prepara-se para começar a exploração.

O ministério turco não avança com data para o início dos trabalhos, mas o ministro da Energia, Fatih Sönmez, anunciou no sábado que começariam "dentro de uma semana".

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, avisou na segunda-feira que a União Europeia, que ameaçou aplicar sanções à Turquia após o anúncio do envio do navio-sonda "Yavuz", responderá "apropriadamente e em total solidariedade com o Chipre".

O ministério turco dos Negócios Estrangeiros rejeitou, no entanto, a advertência, dizendo que a UE não pode assumir "um papel de mediador imparcial" sobre o assunto.

Nos últimos anos, a descoberta de gigantescos campos de gás ao largo no Chipre aumentou o apetite pela região, tendo a República de Chipre assinado contratos de exploração com gigantes de hidrocarbonetos, como a italiana ENI, a francesa Total ou a americana ExxonMobil.

No entanto, apesar de reconhecido internacionalmente como república independente, o Chipre exerce autoridade apenas sobre dois terços da ilha, sendo a parte Norte ocupada pela Turquia desde 1974, quando os turcos invadiram essa zona em resposta a um golpe de Estado que visava devolver o país à Grécia.

Ancara, que adjudicou contratos de exploração à Turkish Petroleum em 2009 e 2012, opõe-se a qualquer exploração desses recursos de gás que excluam a República Turca do Norte de Chipre, autoproclamada e não reconhecida pela comunidade internacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório