Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Dezasseis estrangeiros detidos na China por crimes relacionados com droga

Pelo menos 16 professores e estudantes estrangeiros da multinacional Education First (EF) foram detidos na China por crimes relacionados com droga, informaram hoje as autoridades locais, ilustrando a intolerância do país com o consumo de estupefacientes.

Dezasseis estrangeiros detidos na China por crimes relacionados com droga
Notícias ao Minuto

10:02 - 10/07/19 por Lusa

Mundo China

"Até à data, foram detidas 19 pessoas, incluindo 16 estrangeiros, entre os quais sete professores de um centro de ensino e nove estudantes", informou, em comunicado, a agência de Segurança Pública de Xuzhou, província de Jiangsu.

Os detidos registaram resultado positivo nos testes de consumo de drogas. Um dos estrangeiros está sob detenção criminal, indicando que há uma acusação formal, enquanto os restantes estão sob detenção administrativa, cuja duração máxima é de 15 dias.

O tráfico de droga é um crime passível de ser punido com pena de morte na China, onde vários cidadãos estrangeiros foram já executados pela justiça, depois de terem sido detidos na posse de estupefacientes.

O uso e posse de qualquer tipo de droga, mesmo em pequenas quantidades, é proibido no país, e os consumidores estão sujeitos a multas e detenção administrativa.

Casos de estrangeiros deportados por consumo são frequentes.

Segundo o jornal Beijing News, os professores detidos trabalham para a EF em Xuzhou.

A multinacional de origem suíça, especializada em cursos de idiomas, está a conduzir uma investigação interna e planeia suspender os professores envolvidos, detalhou o jornal.

Nos últimos meses, o Governo chinês intensificou o combate à droga, com cidadãos estrangeiros no foco da campanha, ao ponto dos serviços consulares de vários países enviarem comunicados a explicar os procedimentos em caso de detenção e a aconselhar cautela.

A polícia realiza frequentemente testes à urina e ao cabelo em bares e discotecas nas principais cidades do país.

Considerada um "demónio social", ao nível da prostituição, a droga está associada ao chamado de "século de humilhação nacional", iniciado com a derrota da China na "Guerra do Ópio" (1839-42).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório