Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Maior pirata informático de banda desenhada japonesa detido nas Filipinas

As autoridades filipinas anunciaram hoje a detenção de um fugitivo japonês, de 28 anos, considerado o maior pirata informático do mundo de banda desenhada nipónica (Manga), acusado de causar prejuízos ao setor de mais 2.600 milhões de euros.

Maior pirata informático de banda desenhada japonesa detido nas Filipinas
Notícias ao Minuto

08:17 - 10/07/19 por Lusa

Mundo Banda Desenhada

Romi Hoshino dirigiu, entre janeiro de 2016 e abril de 2018, o site "Manga Mura", no qual disponibilizou ilegalmente cerca de 60 mil séries de Manga e novelas gráficas japonesas.

Segundo as autoridades, este site japonês recebia uma média de 100 milhões de visualizações mensais.

O japonês, conhecido no mundo 'online' como "Zakay Romi", foi detido no domingo no aeroporto de Manila, enquanto tentava embarcar num voo para Hong Kong, informou o Departamento de Imigração das Filipinas.

Perante as indicações de que Hoshino poderia estar escondido nas Filipinas, a embaixada do Japão em Manila pediu ajuda às autoridades filipinas para o localizar, uma operação que foi realizada com a ajuda da Interpol em Tóquio.

"A sua presença no país é um risco para a segurança pública", disse o comissário do Departamento de Imigração, Jaime Morrente.

Hoshino tem nacionalidade alemã e israelita e, por essa razão, a embaixada japonesa já entrou em contacto com a missão diplomática alemã em Manila para o deportar para o Japão, explicou Jaime Morrente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório