Meteorologia

  • 18 JULHO 2019
Tempo
26º
MIN 23º MÁX 30º

Edição

Jovem de 21 anos morreu após consumir batido com demasiada cafeína

Caso aconteceu na Austrália, no início do ano passado, mas só agora são conhecidos os resultados das análises toxicológicas.

Jovem de 21 anos morreu após consumir batido com demasiada cafeína

Lachlan Foote tinha 21 anos quando foi encontrado inconsciente pelos pais, no chão da casa de banho da residência familiar, a 1 de janeiro de 2018. Acabaria por morrer mais tarde, já no hospital, por causa de uma sobredose de cafeína, segundo foi apurado este mês com a divulgação das análises toxicológicas.

Inicialmente, acreditava-se que o jovem tivesse morrido por causa de uma sobredose de drogas, algo que agora é desmentido. De acordo com o relatório do médico legista, Lachlan não tinha quase álcool no sangue mas sim cafeína. O jovem ingeriu, sem saber, uma quantidade extremamente perigosa de cafeína pura, ao ter misturado pó de cafeína ao seu batido de proteína habitual.

O pó de cafeína, diz o site australiano news.com.au, é consumido por desportistas e pessoas que praticam muito exercício físico, por ser energético. Porém, uma só colher de chá deste pó pode ser equivalente a entre 25 a 50 cafés.

Os pais de Lachlan, que ainda não puderam ter acesso ao relatório da autópsia, chamam agora a atenção para esta substância energética. Não se sabe onde foi adquirida pelo jovem mas os pais acreditam que tenha sido na internet.

“É provável que o pó de cafeína pura tenha sido comprado por outra pessoa e partilhado, por isso é muito provável que Lachlan nunca tenha lido as indicações no pacote e que não tivesse noção da sua potência”, indicou o pai, Nigel, à mesma publicação.

“Isto é tão perigoso e preocupo-me que haja pessoas que a usem e não o saibam”, acrescentou o progenitor.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório