Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Presidenciais na Roménia agendadas para 10 de novembro

A primeira volta das eleições presidenciais na Roménia vai decorrer em 10 de novembro, anunciou hoje a primeira-ministra Viorica Dancila, numa altura em que o seu Partido social-democrata, em crise, procura um candidato para defrontar o presidente Klaus Ioannis.

Presidenciais na Roménia agendadas para 10 de novembro
Notícias ao Minuto

16:19 - 09/07/19 por Lusa

Mundo Eleições

Eleito em novembro de 2014, o chefe de Estado de centro-direita, 60 anos, proveniente da minoria alemã, garante uma forte taxa de popularidade. No verão de 2018 anunciou a candidatura ao segundo mandato.

Até ao momento, é o único candidato conhecido. Os sociais-democratas (BSDP), que têm dominado a vida política do país balcânico desde a queda do regime de Nicolae Ceausescu em 1989, tentam recuperar da derrota nas eleições europeias em maio, e da condenação a prisão efetiva por corrupção do seu líder, Liviu Dragnea.

Dancilla, eleita em junho para a liderança do BSDP, recusou candidatar-se às presidenciais ao considerar não ser uma "locomotiva" com capacidade de garantir a vitória do seu partido face a Iohannis.

O BSDP deve reunir-se no início de agosto para optar entre quatro candidatos, sendo favorito o ministro das Finanças, Eugen Teodorovici.

A recém-formada aliança de centro-direita USR-Plus, que surpreendeu em maio ao garantir uma votação muito próxima dos sociais-democratas no poder, e atrás dos liberais de Iohannis, deve designar o seu candidato ainda este mês.

Uma eventual segunda volta presidencial foi agendada para 24 de novembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório