Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Egipto solicita localização do busto de Tutankhamon leiloado em Londres

O Egipto solicitou à Interpol, na segunda-feira, a localização da escultura do faraó Tutankhamon, uma semana depois de contestar a venda em leilão da peça de arte, em Londres, foi anunciado por fontes governamentais.

Egipto solicita localização do busto de Tutankhamon leiloado em Londres
Notícias ao Minuto

16:33 - 09/07/19 por Lusa

Mundo Egito

O comité nacional do Egipto para a Repatriação de Antiguidades declarou, no seguimento de uma reunião urgente, que vai solicitar à Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) "a emissão de um alerta para localizar" a obra, devido à falta de documentos necessários no momento do leilão.

A escultura de Tutankhamon, um busto em quartzito castanho com 28,5 centímetros de altura, foi vendida no dia 4 de julho, pela leiloeira Christie's, em Londres, por mais de 4,7 milhões de libras (cerca de 5,3 milhões de euros).

"O comité expressa o seu profundo descontentamento perante a falta de profissionalismo neste comportamento" que permitiu "a venda de antiguidades egípcias sem que tenham sido fornecidos os títulos de propriedade e os documentos para exportação legal (da peça) do Egipto", declarou o comité em comunicado, citado pela AFP.

O comité, dirigido pelo ministro das Antiguidades, Khaled al-Enany, pediu à leiloeira de Londres que "proibisse a exportação dos objetos vendidos" até que os documentos necessários sejam apresentados às autoridades egípcias.

O mesmo comité, que contestou de imediato a venda da peça, anunciou, ainda, a contratação de advogados britânicos para a abertura de um processo civil, sem acrescentar mais informações.

Por sua vez, a leiloeira Christie's argumentou que o Egipto nunca tinha demonstrado preocupação com o objeto "embora a sua existência seja amplamente conhecida e tenha sido publicamente exposta".

A casa de leilões publicou uma cronologia das alterações da escultura nos últimos 50 anos, consoante a mudança de proprietário entre comerciantes de arte europeus.

A Christie's acrescenta à AFP que "nunca será vendida uma obra sem que esteja claramente definido o título de propriedade".

O busto de Tutankhamon foi adquirido em 1985 a Heinz Herzer, um comerciante de arte, baseado em Munique, na Alemanha.

Antes, esteve nas mãos de Joseph Messina, um austríaco que o adquirira em 1973 ou 1974 ao príncipe Wilhelm von Thurn und Taxis, o qual o possuía desde, parece, os anos 1960.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório