Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Enfermeira decide doar o útero para que outra mulher possa ser mãe

Depois de sentir que a sua família estava completa, Heather quis ajudar outra mulher a construir a sua.

Enfermeira decide doar o útero para que outra mulher possa ser mãe
Notícias ao Minuto

14:56 - 09/07/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo EUA

A enfermeira Heather Bankos, de 31 anos, gostou tanto da experiência de ser mãe, que quis dar a oportunidade a outra mulher de poder sê-lo também.

Heather é enfermeira nos cuidados neonatais e durante toda a sua carreira conheceu mulheres que deram à luz de forma prematura e que acabaram por perder os bebés e de outras a quem lhes foi dito que não poderiam engravidar.

Depois de dar à luz três crianças saudáveis e de sentir que a sua família estava completa, a mulher decidiu doar o seu útero a outra mulher. 

"Ser mãe é uma das experiências mais extraordinárias e enriquecedoras da minha vida. Desde a gravidez ao nascimento e o ver o teu filho a crescer, não existem palavras que descrevam o quão espetacular é. Estou muito feliz por poder ajudar uma mulher a viver esta experiência", afirma Heather.

Segundo a BBC, a mulher participou como dadora de uma pesquisa clínica realizada pelo Baylor University Medical Center, em Dallas, no Texas. Até agora, o programa já realizou 18 transplantes de útero. A cirurgia, feita por meio robótico, durou 11 horas, e para além do útero, foram-lhe retiradas as trompas de Falópio. 

Apesar de o programa não permitir que a paciente seja identificada, nem permite que as mulheres se encontrem até que o bebé nasça, Heather e a mulher que recebeu o seu útero já trocaram cartas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório